Arquitetura Porto Alegre - Projetos residenciais

Nada convencional, o Edifício Bauhaus presenteia a cidade de Garibaldi com seu projeto arquitetônico arrojado, em concreto aparente e alvenaria em vermelho e cinza. Também sustentável, possui placas voltaicas que geram energia para as áreas comuns.

Arquitetura contemporânea na serra gaúcha

O Edifício Bauhaus, localizado na cidade de Garibaldi/RS, teve como projeto arquitetônico planejado para um público atento aos diferenciais que a arquitetura contemporânea agrega ao imóvel e a cidade. Nada convencional, o Bauhaus foi desenvolvido para traduzir a conexão de diferentes blocos, cores e materiais. Este projeto possui dez placas fotovoltaicas em seu terraço, garantindo que a energia elétrica das áreas comuns do prédio seja gerada sem custo.

A aparente proporção horizontal da edificação oculta a ocupação verticalizada, cujo principal desafio foi vencer o grande declive do terreno. Desta forma, os blocos dos fundos são mais altos, adicionando apartamentos e vagas de garagem. O concreto aparente está presente nos volumes que configuram as amplas sacadas do empreendimento e detalhes na cor vermelha aparecem para quebrar a predominância cinza da construção.
O Edifício Bauhaus leva a arquitetura contemporânea aos tradicionais apartamentos espaçosos da serra gaúcha. Com bastante iluminação e ventilação naturais, ambientes sociais com sacadas espaçosas, churrasqueiras e lareiras internas, este projeto arquitetônico oferece conforto e espaços privativos de tamanho diferenciado aos moradores da serra gaúcha.

GALERIA

Ficha Técnica

  • Arquitetos: Carlos Eduardo Mayresse, Juliana Piletti e Juliano Spader
  • Local: Garibaldi/RS
  • Ano de projeto: 2012/2013
  • Ano de execução: 2013/2015
  • Área: 3.800 m² 

Arquitetura em Porto Alegre