Arquitetura Porto Alegre - Projetos residenciais

Arquitetura contemporânea premiada

Projeto desenvolvido para receber a nova sede da Bortolini Móveis, localizado na cidade de Garibaldi/RS. Com ele, recebemos o 6º Grande Prêmio de Arquitetura Contemporânea, na categoria de Parques Industriais e Centros de Distribuição executados. Este projeto aposta em diversas volumetrias e no contraste do concreto aparente, da pedra e da madeira. Assim como a estética, elementos sustentáveis também nortearam a arquitetura da Bortolini Móveis. Nele utilizamos células fotovoltaicas para iluminação externa, cobertura vegetal para o melhor conforto térmico aos ambientes e utilização de água pluvial para irrigação das áreas verde. Além disto, muita iluminação e ventilação naturais.

A volumetria do projeto foi organizada para acomodar produção, áreas administrativas, de vendas, show room, produção e ambientes de lazer para os colaboradores. A área construída soma 18 mil m2 e, para privilegiar a integração e a flexibilidade dos ambientes administrativos, utilizamos três volumes com caraterísticas funcionais distintas: o primeiro, para atendimento ao público com recepção, showroom e auditório. O segundo volume para uso dos funcionários, com refeitório, vestiários e sala de ginástica, e o terceiro, apoiado sobre os dois volumes inferiores, abrigando as áreas administrativas que se conectam com o interior do pavilhão de produção por um mezanino. Juntos, estes três volumes somam 1.800 mil m2.

A área da produção possui 16 mil  m² , ocupando a maior parte do terreno. Esta ala, projetada em estrutura metálica, foi implantada em uma plataforma plana que permite o acesso de carga e descarga, bem como a circulação de manutenção em todo o seu perímetro. Na cota mais baixa do terreno, foram implantadas quadras de esporte e salão de festas para uso em momentos de integração dos colaboradores.

GALERIA

Ficha Técnica

  • Local: Garibaldi/RS
  • Arquitetos: Carlos Eduardo Mayresse, Juliana Piletti e Juliano Spader
  • Ano de projeto: 2006/2007
  • Ano de execução: 2007/2009
  • Área: 18.000 m²

Arquitetura em Porto Alegre