10/05/2017

Por que um projeto feito por arquiteto faz diferença?

Atuo há mais de 15 anos como arquiteto. E com frequência sou acionado por famílias que começaram a construir ou reformar uma casa, para dar continuidade à obra. Os motivos são inúmeros: a equipe de obra não está tão presente como imaginavam; o envolvimento com compra de materiais e gestão da equipe sobrecarrega demais a família; a dúvida quanto aos melhores materiais está sempre presente; e, claro, o custo dos materiais está acima do orçado.

Execução de obra

Eu gosto muito de conduzir uma obra, pois sou uma pessoa movida a muito desafio. E obra é isso mesmo: é feita de altos e baixos, de execuções que saem como planejadas e outras que precisam ser readequadas ao longo do processo. Fora isso, todos estes itens que cito acima, tidos como problemas para famílias que executam uma obra por conta própria, pra mim são comuns. E com o tempo e a experiência de arquiteto, aprendi a contornar estas situações. Quando material está acima do orçamento do cliente, é possível buscar preços mais acessíveis. Encontramos materiais similares, que podem fazer se não o mesmo, um efeito muito semelhante ao do projeto.

Projeto de obra de um arquiteto, um diferencial

Fora isso, o fato de ter um projeto desenvolvido por arquiteto faz muita diferença na execução de uma obra. Pois ao projetar, conseguimos visualizar o aproveitamento dos ambientes e materiais, podemos prever possíveis problemas e como contorná-los e, claro, a lógica das questões estéticas do projeto e como elas podem interferir a favor ou não, de quem habitará aquele espaço. A posição solar dos ambientes também é um item que tem total interferência do arquiteto no momento de projetar uma casa.

Autor: Cadu Mayresse | Editora: Shana Lima