17/04/2018

Resposta de arquiteto: reforma ou compra de um imóvel novo?

Cada vez mais os arquitetos estão sendo procurados para revitalizar espaços antigos. O motivo é simples: o preço do metro quadrado no Brasil cresce constantemente, enquanto o tamanho dos imóveis diminuem para acomodar famílias cada vez menores. Pode parecer contraditório, mas é fato que os imóveis antigos podem receber ares de novos, tanto quanto um imóvel novo.

Projetos de reforma com inovação

O charme, a história e o gosto pessoal dos proprietários, são direções para um arquiteto transformar um imóvel antigo em novo. Seja um apartamento ou uma casa. As reformas estão caindo no gosto das famílias e tecnologias que prometem (e cumprem) entregas mais rápidas e mais limpas em reformas, tem participação nesta decisão.

Uma parede interna que antigamente necessitava ser construída com tijolos e cimento, hoje em dia é alterada pelo uso de divisórias leves – gesso acartonado, por exemplo. Os revestimentos que imitam materiais finos, como mármore, pedras e madeiras, estão cada vez mais presentes em feiras e exposições. Novas tecnologias sendo peças fundamentais para ajudar na decisão de comprar ou reformar.

Minha contribuição como arquiteto, para você que está em dúvida quanto ao que fazer é: encontrou um imóvel antigo, muito mais acessível que um novo, mas está na dúvida se vale a pena reformar? Esta não é uma questão com uma resposta definitiva, mas na maioria das vezes em que sou consultado, acredito que seja uma opção muito interessante, tanto por investimento quanto por qualidade de vida em um imóvel que tem o seu estilo.