Casa Black Piano
Uma dicotomia entre curvas e linhas retas, embaladas pela vegetação e pela água cristalina. Esta é a Casa Black Piano, residência de veraneio localizada na praia de Xangri-lá, no Litoral Norte Gaúcho. Distribuída em três lotes que, unificados somam 1.466,88 m², a Casa Black Piano nasceu a partir de uma reforma de uma antiga residência que havia em um dos lotes.
Pé direito duplo, luz natural e grandes vãos formam a casa principal, composta por sete suítes, cozinha de serviço e uma ampla área social integrada com o jardim externo e o lago do condomínio. A escada que conduz à área íntima acompanha a marcenaria da volumetria do espaço gourmet, como um elemento único em laca black piano.
Na fachada frontal, vidros tecnológicos em cor champagne repelem o calor e são um importante elemento de compensação térmica e de privacidade para a família. Estes mesmos panos de vidro, em conjunto com as esquadrias das fachadas norte e oeste, atuam com maestria no quesito ventilação cruzada. Em dias de verão, basta as portas-janelas estarem abertas para a brisa do vento refrescar o interior da casa e a vegetação do paisagismo integrar-se ao interior da Casa Black Piano.
A sala do piano dá as boas-vindas a quem entra pela porta da frente. Esta, por sua vez, possui um rebaixo amadeirado de altos e baixos em diferentes tamanhos e formas, como o movimento das teclas de um piano. Um estar para cantar e tocar com os amigos, em todos os dias do verão.
A sala da lareira, formatada em um grande paredão de pedra natural que desce do teto, pode ser iluminada ou não. Esta atua como uma escultura em meio à casa e conecta a sala do piano à sala de jantar e ao gourmet. Áreas abundantemente banhadas pela luz natural e pela energia da natureza, através das grandes esquadrias de vidro que circundam três das quatro fachadas da casa principal.
Posicionado ao fundo da casa principal, um deck de madeira faz a integração com o quiosque. Chegamos no coração da Casa Black Piano. Onde os dias tornam-se mais ensolarados e as noites mais musicais e alegres. O quiosque, posicionado em uma espécie de ilha criada entre a piscina natural e a quadra de beach tennis. No mesmo volume do quiosque, três suítes de hóspedes, cozinha de serviço e banheiro de piscina proporcionam apoio aos visitantes desta festiva e cosmopolita casa de veraneio.
O PROJETO DE INTERIORES
No projeto de interiores da Casa Black Piano, temos duas atmosferas. Na casa principal e no quiosque, a neutralidade entrou em cena com off white, preto, madeira e pedra natural. A pedra Quartzito Lucent Polido, utilizada na sala de TV, suíte master e no volume da bancada do quiosque, traz um efeito retro iluminado, evidenciando os veios únicos do bloco de pedra escolhido para a casa.
A pintura laca em black piano, ganha destaque na marcenaria da casa principal. Esta, por sua vez, nasce no gourmet, forma a escada escultórica, o guarda-corpo do segundo pavimento e chega até a suíte master. Com toda a suavidade de uma melodia.
Nas suítes do quiosque, a atmosfera brasileira toma conta dos ambientes, com texturas que lembram as florestas tropicais e tecidos em linho natural. Assim, as suítes de hóspedes conversam com a piscina natural que ladeia o lago do condomínio.
Quando a noite cai, a iluminação externa da Casa Black Piano apresenta um espetáculo à parte para os olhos dos vizinhos. As fitas de LED instaladas na volumetria da casa principal e do quiosque em conjunto com a piscina natural traduzem a energia vibrante que a família proprietária emana em seus dias festivos.
CASA BLACK PIANO | Xangri-lá/ RS – Brasil
872,33 m² | Casa Assinada Mayresse Arquitetura
Projeto Arquitetônico, Interiores e Acompanhamento Técnico de Obra
Projeto: 2022
Execução: 2022/ 2023
Fotos: Cristiano Carniel