CASA DOMIX

Casa Domix

Angulações, curvas e linhas retas. Concreto aparente em uma volumetria composta por cheios e vazios. A naturalidade da madeira, a neutralidade dos ripados pretos e a luz natural proporcionada pelo vidro. Esta é a Casa Domix: a encomenda de uma família querida e alegre, que vibra muito, para passar seus dias de verão reunidos na praia.

O conceito arquitetônico da Casa Domix é uma conversa entre a brutalidade do concreto aparente com a elegância das curvas. Da contemporaneidade das linhas retas e volumes puros, com o futuro proporcionado pela suavidade convidativa dos cantos arredondados. Uma casa de praia projetada para o litoral gaúcho: região onde fortes ventos, por vezes, trazem o frio, mas também, para a alegria dos veranistas, sabe ser generoso em dias de sol e calor extremo.

Na fachada frontal, quebramos o volume puro com uma abertura na laje de cobertura da varanda, para posicionar uma planta alta. Ela servirá como condução do olhar que parte das linhas retas do volume inferior para que a suavidade e elegância que as curvas trazem no volume superior.

Logo que acessamos a Casa Domix, somos recebidos pela escada helicoidal que funciona como uma escultura que dá as boas-vindas a quem chega à residência. Ao longo do ambiente, sala de TV, sala de estar, jantar e bancada gourmet, iluminados por panos de vidro, conduzem os passos até a área externa onde encontra-se a varanda externa, o deck e a piscina.

Na fachada oeste, o pano de vidro apenas é quebrado por um volume em ripado preto, o qual acomodará a TV e a lareira. Desta forma, traremos a natureza do paisagismo para dentro de casa: ao mesmo tempo que as plantas da vegetação externa trarão a ambiência externa para dentro, farão o bloqueio visual e proporcionarão privacidade, tendo em vista a residência vizinha ao lado.

Na lateral oposta a área social, posicionamos uma suíte térrea de apoio para hóspedes, lavabo, cozinha auxiliar, área de serviço, depósito, área técnica e lavabo de piscina. Ambientes escondidos atrás de um plano curvo de madeira, o qual inicia como uma barreira visual que demarca a garagem, na fachada frontal, percorre toda a área social internamente e encerra na fachada de fundos, proporcionando uma certa privacidade ao lavabo da piscina que encontra-se mimetizado nos ripados pretos eu recobrem o volume das áreas de apoio.

Quando fechados, os ripados pretos das áreas de apoio envelopam um volume preto que se separa do volume superior, composto por leves curvas em concreto aparente, por uma zenital de vidro, proporcionando a sensação de que o volume superior está flutuando.

A estrutura do volume superior, que será em concreto aparente, funciona como uma espécie de capa que parece abraçar os fechamentos em ripados de madeira, elevando o nível de destaque dos elementos amadeirados na estética externa da casa. Nas laterais, angulações abrem espaço para a criação de varandas acessíveis através das suítes laterais. Desta forma, cada uma das quatro suítes íntimas do segundo pavimento, possuem suítes privativas: aquele “cantinho da paz e do silêncio” que, muitas vezes, os casais precisam em uma casa de veraneio que está sempre cheia!

Casa Domix – Condomínio Sense – Xangri-lá/ RS
505m² – Casa Assinada Mayresse Arquitetura (Projetos Arquitetônico e de Interiores)
Etapa: Conceituação Arquitetônica
Execução prevista: 2023/ 2024
Construtora: Domix Incorporações

compartilhe:

Facebook
Pinterest
Whatsapp
Idioma
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?