Moderno e atemporal, o concreto aparente está no DNA da arquitetura contemporânea e é uma das materialidades mais solicitadas nos projetos de casas assinadas Mayresse Arquitetura.
Criamos projetos com concreto aparente desde 2006 e sabemos que cada etapa da concretagem é fundamental para garantir a qualidade estética e estrutural da construção. Desde o projeto estrutural, passando pelo planejamento do cronograma que envolve condições climáticas, montagem de formas, tipos de travamento, “receita da massa de concreto”, evolui para cuidados durante a descarga do concreto, pós-concretagem, cura e desforma.
Nas casas assinadas Mayresse Arquitetura, assessoramos tecnicamente as equipes de execução (empreiteiros ou construtoras), garantindo que todas as etapas que envolvem a execução do concreto sejam atendidas. Estas etapas impactam não somente na questão estética do resultado final, mas também, nos aspectos técnicos e de segurança da residência (resistência) e de manutenção da casa (durabilidade do concreto aparente).
Aqui no Brasil, amplamente associado à arquitetura modernista trazida por Niemeyer, o concreto aparente traz texturas e contribui para um projeto com visual forte e imponente. Além disso, o concreto aparente pode ser moldado de diferentes formas, garantindo um acabamento exclusivo para cada casa.
O tom cinza é muito versátil e pode ser mesclado com cores e materiais diferenciados, criando ambientes únicos. E vale lembrar que também é possível utilizar pigmentos, alterando as tonalidades do próprio concreto.
Por aqui já falamos sobre cinco benefícios ao utilizar o concreto aparente em projetos de casas. Hoje, apresentamos o passo a passo, para esclarecer como a durabilidade e o bom acabamento do concreto aparente dependem de cuidados desde a fase inicial de um projeto até o fim de sua execução.
Cuidados durante o planejamento e a execução do concreto aparente
Como ocorre o desenho das formas de concreto aparente?
O desenho das formas é onde conseguimos fazer a marcação das tábuas ou chapas de compensado. É o “carimbo” do concreto – o desenho que trará a textura do concreto aparente (quadrada, retangular e ou circular), ou deixará um espaço vago para a instalação de esquadrias ou zenitais (claraboias no teto).
Quais as diferenças nos sistemas de travamento e estrutura das formas de madeira que recebem o concreto aparente?
O sistema de travamento das formas que receberão o concreto aparente deve ser muito bem pensado e calculado, para que resista à deformação no momento da concretagem.
Dependendo do sistema definido, pode-se ter marcas no concreto aparente. Por exemplo: o travamento feito com agulhas e vigas metálicas resulta em marcas. Já o travamento com arames e guias de madeiras não deixa marcas. Porém, não garante tanta segurança no travamento quanto as agulhas metálicas, podendo ocorrer alguma movimentação nas formas durante a concretagem. Quando isto ocorre, dificilmente é possível corrigir estas deformações depois de desformar.
Para que se utiliza desmoldante nas formas de madeira?
O uso de desmoldante é indicado para garantir um bom acabamento. Sem ele, a “nata” que se cria entre a forma e o concreto gruda na madeira. Esta “nata” que deixa o aspecto menos bruto do concreto, acaba sendo arrancada junto com a madeira.
O que considerar no planejamento das etapas de concretagem?
O planejamento das etapas de concretagem é fundamental para que aconteça todo em único dia. Quando se concreta uma parte em um dia e o restante na outra, há uma grande possiblidade de o concreto aparente ficar marcado nas emendas. E, ainda, pode ocorrer desalinhamento das madeiras das formas. Além disso, a tonalidade do concreto aparente pode mudar. Por isso, o planejamento de um cronograma é fundamental.
Com relação ao clima, também deve-se prestar atenção nas condições climáticas. Aqui na Mayresse Arquitetura, costumamos comparar as medidas dos materiais de um concreto aparente a uma “receita de bolo”. Em caso chuva intensa, perde-se o controle da quantidade de água na massa que vai nas formas. Em dias muito quentes, o efeito é contrário: pode haver uma perda significativa na quantidade de água, devido à evaporação rápida no momento da concretagem. O calor em excesso também pode gerar rachaduras. Em ambas as situações, a resistência do concreto aparente pode sofrer interferência.
O que são os espaçadores nas armaduras de ferro?
Este item corresponde a uma norma técnica. Os espaçadores são utilizados para garantir a cobertura do ferro, já que estas estruturas precisam ficar com uma cobertura mínima de concreto, para não sofrer corrosão.
Por que lavar as formas de madeira antes de concretar?
As formas geralmente são montadas alguns dias antes da concretagem e, por estarem em meio à obra, podem armazenar serragem, pó, ferrugem e outros materiais. Por isso, a lavagem das formas antes da concretagem é fundamental. Se essa limpeza não for feita, todos estes detritos podem ficar na face do concreto, entre ele e a forma de madeira, e depois da concretagem, não há como corrigir. A lavagem nas emendas logo após a concretagem, também é fundamental. Isso evita que a “nata” do concreto novo não marque o concreto já existente.
Qual é o tempo de cura ideal do concreto aparente?
Em função da resistência do concreto, é necessário esperar um determinado número de dias para realizar a desforma. Este número muda, conforme especificação do projeto estrutural. Nos projetos da Mayresse Arquitetura, utilizamos com mais frequência concretos de 30MPA de resistência e tempo de cura de 28 dias.
Quais as recomendações para proteger o concreto aparente na obra, após a desforma?
Este é um dos maiores cuidados na finalização, já que a obra possivelmente ainda estará em pleno vapor. É aconselhável proteger as paredes e quinas de pilares, além de não deixar andaimes e elementos metálicos que possam escorrer ferrugem ou outros elementos que possam manchar o concreto.
Como ocorre a manutenção do concreto aparente com o tempo?
Assim como na alvenaria comum, a pintura externa no concreto aparente traz proteção às intempéries do tempo. Esta pintura pode ser feita de duas formas: com hidrofugante (resina à base de solvente) ou resina à base d’água. A vantagem da resina à base d’água em comparação ao hidrofugante é a durabilidade. Enquanto o hidrofugante precisa ser reaplicado a cada 2 ou 3 anos, a resina à base d’água dura um pouco mais. No entanto, a resina à base d’água traz um pouco de brilho ao concreto aparente, que sai em aproximadamente 6 meses.