O Porto da Antuérpia e Brugge, localizado na Bélgica, é um dos mais importantes do mundo em termos de movimentação de cargas e logística. Além disso, o porto é também um importante centro de indústrias e serviços relacionados ao comércio marítimo.
Desde sua criação, o porto tem passado por várias transformações para atender às demandas do comércio global. Em uma dessas modernizações, um concurso público foi lançado para projetar o que seria a nova sede do 4º maior porto do mundo.
Competindo com outros quatro escritórios mundiais, a arquiteta fundadora do Zaha Hadid Architects foi a vencedora, sendo então a responsável pelo projeto desta impressionante estrutura arquitetônica que abriga a administração do Porto da Antuérpia e Brugge.
Além de Zaha Hadid, os finalistas do concurso foram os escritórios de arquitetura alemães Ingenhoven Architects e Bolles+Wilson, e o escritório britânico de arquitetura de Norman Foster, o Foster + Partners.
O projeto vencedor, foi selecionado em 2009, após um rigoroso processo que avaliou aspectos como inovação, funcionalidade, estética e sustentabilidade. A proposta de Zaha Hadid se destacou pela sua visão arrojada e pelo uso criativo do espaço existente.
Port House
Inaugurado em 2016, o “Port House” (“Casa do Porto”, em português) é um edifício de 12 andares, construído sobre uma estrutura histórica de um Corpo de Bombeiros, que foi restaurado e incorporado à nova construção.
O prédio, que estava abandonado há anos, foi o ponto escolhido para sediar o novo porto, com uma única regra imposta na concorrência arquitetônica: manter o edifício histórico intocado.
Além de sua beleza e imponência, o projeto concebido por Zaha Hadid recebeu certificações sustentáveis, já que possui painéis solares e um sistema de recuperação de calor.
Conceito
O projeto foi concebido com a ideia de conectar a história do porto com a modernidade, criando uma nova referência arquitetônica para a cidade. Inicialmente, a busca da Gestão do Porto era “posicionar a Antuérpia no mapa mundial da Arquitetura”, tendo em vista que a cidade tem um importante papel no beneficiamento de diamantes para o mundo todo.
O seu conceito foi inspirado nas atividades portuárias, representando as formas dos navios, e nas lapidações dos diamantes. A proposta de Hadid foi criar uma torre de vidro que parece flutuar sobre a estrutura histórica do antigo prédio. A torre de vidro é um exemplo da arquitetura contemporânea e inovadora, que se destaca no ambiente.
A proposta de Hadid, oferece uma visão surpreendente e única do porto e da cidade, além de criar uma nova identidade visual para o local.
Com sua inovação arquitetônica e preocupação com a sustentabilidade, o projeto de Zaha Hadid para o Port House é um marco importante na história da arquitetura e um ícone da modernidade no porto de Antuérpia.
Fotos: Tim Fisher
“Conhecer o Porto por dentro e entender como Zaha Hadid projetou e pensou na estrutura para segurar todo este volume sem encostar no antigo prédio, foi, sem dúvida alguma, o ponto alto de nossa passagem pela Antuérpia!
Zaha Hadid é uma das minhas maiores inspirações, desde a faculdade, e será eternamente, pela forma nada lógica com que ela via o mundo. Zaha já não está mais entre nós, mas deixou um imenso legado para o mundo da arquitetura ao redor do mundo. E uma das minhas alegrias em viagens, é conhecer suas obras acabadas!”
Cadu Mayresse – Arquiteto, Founder e Diretor Criativo da Mayresse Arquitetura.