Quais as características da arquitetura contemporânea?

arquitetura contemporanea

A arquitetura contemporânea tem sido um assunto de grande interesse nos últimos anos.
Com uma série de novas tendências e ideias sendo desenvolvidas e implementadas em projetos ao redor do mundo.

De forma geral, ela busca questionar as tradições do passado e explorar novas formas de conceber espaços construídos, levando em consideração fatores como sustentabilidade, eficiência energética e inclusão social.

Em um contexto mais amplo, ela vem sendo influenciada por mudanças sociais, tecnológicas e culturais que ocorreram nas últimas décadas.

Como resultado, temos visto uma ampla variedade de abordagens e estilos dentro desta vertente da arquitetura, desde projetos minimalistas e modernos até obras futuristas e ousadas.

arquitetura contemporânea
Foto: Cristiano Carniel

Hoje vamos explorar algumas das principais características da arquitetura contemporânea, bem como alguns dos seus mais importantes representantes e exemplos de projetos notáveis.

Sustentabilidade

A preocupação com a preservação do meio ambiente e a busca por soluções mais eficientes energética e ecologicamente tem sido uma das tendências mais marcantes da arquitetura contemporânea. Projetos que valorizam a integração entre os ambientes, uso de iluminação natural e a utilização de fontes renováveis de energia, como a luz solar, são cada vez mais comuns.

Além disso, cada vez mais o mercado de fornecimento da construção civil está se voltando para boas práticas de sustentabilidade. A exemplo, a tecnologia existente em vidros, que pode filtrar a entrada de luz solar, contribuindo para a redução do uso de ar-condicionado ou, ainda o mesmo vidro, em sua forma dupla, que minimiza a entrada de frio no ambiente (também reduzindo a necessidade do uso de ar-condicionado).

arquitetura contemporânea
Foto: Cristiano Carniel

Grandes vãos

Uma casa contemporânea possui características importantes em termos de espacialidade interna, no qual ambientes integrados entram em cena. Uma vez que os ambientes estão integrados, os moradores desta casa tendem a conviver mais nestes ambientes.

Desta forma, grandes vãos em balanço ou com pouquíssimos pilares posicionados em pontos que não interfiram no visual e na integralidade do espaço, atuam como característica da arquitetura contemporânea.

Assim como grandes vãos de aberturas: esquadrias que conectam ambientes internos e externos, escondendo-se dentro de paredes ou com abertura vai e vem, possibilitando o direcionamento da ventilação natural dentro do ambiente.

arquitetura contemporânea
Foto: Cristiano Carniel

Inovação tecnológica

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na evolução da arquitetura contemporânea.

Desde a utilização de softwares avançados de modelagem 3D até a incorporação de tecnologias inteligentes, como sistemas de automação residencial.

Em nossas casas assinadas, já utilizamos automações em cortinas, ar-condicionado, iluminação, som, irrigação de jardim que ligam em horários programados, por comando de voz ou por um aplicativo no celular do proprietário, quando está fora da casa.

Flexibilidade e adaptabilidade

A necessidade de espaços versáteis e flexíveis para atender a diferentes necessidades é um outro ponto chave na arquitetura contemporânea. Projetos que permitem a mudança de uso sem a necessidade de grandes obras são cada vez mais comuns.

Com isso, explora-se o uso de móveis soltos modulares, marcenarias que abrem e fecham, transformando-se em novas possibilidades de uso e, também, a construção de ambientes que possam ser utilizados para diferentes possibilidades.

Integração com a natureza

A busca por um equilíbrio entre a arquitetura e o meio ambiente. Projetos que valorizam essa integração, como os que incorporam jardins, áreas verdes e paisagismos, são cada vez mais valorizados.

Além desses aspectos, conectar o exterior com o interior é uma das características mais buscadas neste tipo de projeto.

arquitetura contemporânea
Foto: Cristiano Carniel

Design minimalista

Este design, que valoriza a simplicidade e a elegância das formas, é uma das tendências mais influentes na arquitetura contemporânea.

Casas minimalistas tendem a priorizar a funcionalidade dos espaços e a eficiência das soluções arquitetônicas, em vez de se concentrar em aspectos puramente estéticos.
Ou seja, formas simples e elegantes, linhas retas e cores neutras, e espaços pensados com um enfoque na funcionalidade e na eficiência.

As características minimalistas em um projeto de arquitetura contemporânea vão desde a materialidade externa, como a interna. Isto permite que em termos de decoração, os proprietários possam brincar e mudar suas casas, sem necessidade de grandes reformas que envolvam construção civil.

arquitetura contemporânea
Foto: Cristiano Carniel

Quer conhecer mais sobre nossos projetos de arquitetura contemporânea? Clique aqui!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?