Diversas etapas são importantíssimas na concepção de projetos, a escolha do tipo de vidro é uma delas.
Não só a julgar pela beleza, mas, principalmente pela função. Há um tipo de vidro indicado para cada uso e hoje trazemos este assunto para te ajudar nas escolhas para o projeto da sua casa.
Em nossos projetos gostamos muito de integrar ambientes internos e externos, para isso, o vidro é a melhor opção. No entanto, por usarmos esquadrias chão ao teto, com até 6 metros de altura, o vidro utilizado deve obrigatoriamente ser muito resistente.
Falando em resistência existem dois tipos de vidro que podem ser utilizados: o laminado e o temperado.
Vidro laminado
Mais resistente a impactos do que qualquer outro tipo de vidro, o laminado conta com placas de vidro unidas e mais camadas intermediárias de Polivinil Butiral (PVB). Por ser um vidro com cola, ao quebrar ele não espalha pedaços.
Além de ser um vidro de segurança, ele ainda é possui controle acústico e filtra até 99,6% dos raios ultravioletas.
O seu uso é indicado em grandes aberturas, zenitais e pergolados.
Vidro temperado
Sendo até cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que o vidro comum, o vidro temperado aguenta variações de temperatura de até 200ºC e suporta uma carga regular de peso.
Ele é cotado para uso em vãos menores, como portas e janelas que com menor espaçamento entre molduras e também para box de chuveiro.
Conforto termoacústico e proteção UV
Ao trazer a questão de conforto termoacústico e proteção UV, os vidros da Linha Habitat by Cebrace, comercializados pela Lajeadense Vidros, são uma opção certeira.
Com redução de até 70% do calor dos ambientes, gera economia de até 30% no ar-condicionado.
Além disso, reduz a entrada dos raios UV e diminui os danos à pele e à vida útil dos móveis, carpetes e tecidos.
Estes vidros combinam uma estética sofisticada com um alto padrão de acabamento em duas linhas: a neutra e a refletiva.
Linha Habitat Neutra
Com um visual semelhante ao do vidro comum, recebe uma metalização de estética mais suave, que melhora a iluminação dos ambientes. É a escolha para quem quer uma maior integração da casa com o ambiente externo, sem abrir mão da proteção contra os raios UV. Esta linha trabalha com vidro incolor e cinza
Linha Habitat Refletiva
É a escolha de quem quer privacidade, já que possui um aspecto espelhado que impede a visão do lado de fora durante o dia. E isso sem prejudicar a visibilidade de quem está do lado de dentro do ambiente. Este está disponível em três cores: cinza, esmeralda e champanhe.
Em relação ao design
Além do mais tradicional vidro incolor que traz o exterior em sua totalidade para dentro dos ambientes, o mercado de vidros disponibiliza de opções de acabamentos refletivos, leitosos, coloridos e até mesmo polarizados.
Vidro incolor
Utilizado na maioria dos projetos, traz leveza e é super clean.
Vidro refletivo
Além de uma aparência futurista, o vidro refletivo permite privacidade, já que impede a visão de fora para dentro durante o dia.
Vidro leitoso
Perfeito para a área de banho, o vidro leitoso permite a entrada de luz e sem a perda de privacidade.
Vidro colorido
Este tipo de vidro garante um plus na decoração, já que traz cores e deixa o ambiente descontraído e divertido.
Vidro polarizado
Mais tecnológico entre todos, o vidro polarizado – ou inteligente – é utilizado a partir do uso de controle remoto. Ligado na rede elétrica, ele muda de cor quando ligado e pode ser usado em banheiros, salas de reunião, divisórias de cozinha e onde mais a imaginação permitir.
Confira:
Ver essa foto no Instagram