Além do uso tradicional em paredes e pisos, hoje os revestimentos são utilizados também como elementos decorativos de interiores e acabamento exteriores.
No entanto, a tecnologia vista neste setor vai para além do que os olhos podem ver. As inovações já partem da instalação, onde a argamassa e os materiais de assentamento desenvolveram-se em busca de atender as necessidades de produtos com formatos maiores ou, até mesmo, de uso em áreas externas.
Por isso, viver, entender e, principalmente, analisar o projeto é o ponto chave para a escolha de um revestimento que satisfará o uso adequado e o visual pretendido.
O concreto aparente é uma das assinaturas da Mayresse Arquitetura. No entanto, em projetos com prazo de execução menor que de uma obra tradicional, este tipo de estrutura não é recomendada, visto que seu processo necessita de um longo tempo para ser finalizado. Em contraponto a isso, existem revestimentos no mercado que atendem a esta característica visual e podem ser instalados em um tempo muito menor.
Na Casa da Serra, em exibição na Mostra Glass, utilizamos um revestimento na parte externa que traz a brutalidade visual do concreto.
A escolha se deu pelo prazo de 60 dias para a execução da obra e este tornou-se um dos elementos de destaque da casa.
O revestimento ainda vem como solução para custo e auxilia no aspecto de sustentabilidade, por gerar menos resíduos e evitar desperdício de materiais.
Tendências para 2023
Trazendo para o foco as tendências, apresentamos algumas que vimos na edição 2022 do Salone del Mobile, mostra ocorrida em Milão, na Itália, que é um polo de desenvolvimento de design e tendências de arquitetura.
Um dos focos está na sustentabilidade aplicada no processo produtivo dos revestimentos. Este é um fator que ganhou destaque e vem sendo cada vez mais utilizado abrangendo o avanço das tecnologias.
Na questão visual, percebeu-se um aumento na utilização de formatos mais orgânicos e cores que remetem ao natural. O visual minimalista predominou!
Além disso, a tecnologia se mostrou cada vez mais presente, em automações que abrangem, por exemplo, o piso aquecido e até mesmo um banho temático.