Arquitetura Porto Alegre - Projetos residenciais

Um grande terreno em aclive deu vida ao projeto da Casa T, em Camaquã. Com estrutura em concreto aparente e grandes janelões protegidos do sol por brises de madeira.

Projeto de arquitetura contemporânea de alto padrão em Camaquã

Segurança, liberdade e privacidade foram características que moldaram o projeto arquitetônico desta casa de alto padrão em Camaquã/RS. A Casa T, projetada para ser construída no topo de um grandioso terreno com oito metros de desnível em relação à rua, leva concreto, madeira e aço como principais materiais utilizados. Varandas voltadas para a frente, janelões e zenitais em vidro no teto, permitem a integração do ambiente externo com o interior da residência. A entrada de muita iluminação e ventilação naturais também ocorre. Porém, como na região o calor no verão é intenso, o excesso de luz e calor nos ambientes foram resolvidos com o uso de brises em madeira que se abrem como venezianas ao longo da varanda.

O projeto de arquitetura desta residência, é formado por dois blocos perpendiculares que demarcam bem os ambientes internos, apesar da total integração dos espaços. Projetado para a frente da residência, um grande volume em estrutura metálica organiza as áreas sociais e de serviços. O acesso principal ocorre por este bloco, através de uma escada em concreto. No volume que atravessa o bloco metálico, estão distribuídas as áreas íntimas e a garagem.

Uma ampla área de lazer com espaço gourmet, piscina aquecida e academia está aberta para um grande deck ao ar livre, em meio às pedras e árvores do local. Característica que proporciona um espaço ainda mais agradável e maior integração com o ambiente externo.

GALERIA

Ficha Técnica

  • Arquitetos: Carlos Eduardo Mayresse, Juliana Piletti e Juliano Spader
  • Local: Camaquã/RS
  • Ano de projeto: 2012
  • Área: 850 m²  

Arquitetura em Porto Alegre