Frank Lloyd Wright: Arquitetura e natureza em harmonia

Realizar projetos em sintonia com o local em que estão inseridos é uma de nossas características. Residências que destacam o entorno natural, brilhando, sem ofuscar. E quando falamos em arquitetura e natureza em harmonia, falamos de Frank Lloyd Wright, referência e precursor desse movimento.

Entre seus projetos, destacamos:

Fallingwater

Considerada a obra prima do arquiteto, exemplifica sua filosofia de arquitetura orgânica: a união harmoniosa de arte e natureza. A casa projetada em 1935, foi finalizada em 1939 (!!!), construída sobre uma queda d’água, em meio a um bosque, e criada com os materiais naturais da cachoeira, como pedras, árvores e a própria cascata.

Localizada nas montanhas do sudoeste da Pensilvânia, é cercada por mais de 2 hectares de terra natural, riachos e trilhas conhecidas como Bear Run Nature Reserve. A casa foi projetada para subir acima da cachoeira sobre a qual foi construída. Artesãos locais extraíram arenito nativo e outros materiais da propriedade. Além da casa principal, o projeto conta com casa de hóspedes e ala de serviço.

Fallingwater é designada como Patrimônio Histórico Nacional e Tesouro da Comunidade da Pensilvânia, e nomeada como o “melhor trabalho de todos os tempos da arquitetura americana”, por membros do Instituto Americano de Arquitetos.

Atualmente a casa está aberta para visitação e recebe excursões com grupos de até 18 pessoas, mediante agendamento prévio.

Museu Guggenheim em Nova York

Planejado para ser totalmente diferente dos museus existentes, o Solomon R. Guggenheim, em Manhattan, foi o último grande projeto desenhado e construído por Frank Lloyd Wright. O projeto iniciado em 1943 foi finalizado e aberto ao público em 1959, seis meses após a morte de seu criador.

Foram necessários 700 esboços e seis séries de desenhos técnicos para criar o design do prédio que, apesar de estar em um ambiente urbano, tem seu design circular inspirado na natureza. Assim, as formas orgânicas se destacam e se diferenciam dos demais prédios e construções à sua volta.

Para comprar ingressos clique aqui!

Foto: Pinterest

Taliesin West

Muito mais do que a casa de inverno de Frank Lloyd Wright, a Taliesin West é um Patrimônio Mundial da UNESCO e um marco histórico nacional dos Estados Unidos. O local é considerado uma das criações mais pessoais do arquiteto.

No projeto, o arquiteto esperava preservar o máximo possível do ambiente desértico do Arizona, incorporando seus edifícios baixos na paisagem. Cada uma dessas estruturas está conectada através de uma série de passarelas, terraços, piscinas e jardins. Além disso, Wright projetou todos os móveis e decorações de interiores, sendo que a maioria destes foi produzida no local por seus aprendizes.

Atualmente, a casa recebe a FRANK LLOYD WRIGTH FOUNDATION com tours guiados para apaixonados pela vida e pelo legado arquitetônico do ícone. Está de viagem marcada para o Arizona? Confere os ingressos clicando aqui.


Foto: Frank Lloyd Wright Foundation