Marselha e sua diversidade arquitetônica

Marselha é segunda maior cidade da França e também a mais antiga, com mais de 2.600 anos de idade. Com 14 portos em uma faixa litorânea de apenas 60 quilômetros no Mar Mediterrâneo, conta com o maior porto comercial do país. A cidade ainda conta com belíssimas praias que podem ser aproveitadas principalmente entre os meses de junho e setembro, por conta das altas temperaturas.

O local traz diversidade em seu povo, em sua gastronomia e também em sua arquitetura, que tem influência da África, Oriente Médio e Itália. Além dos castelos e construções medievais, como o Vieux Port, encontra-se construções cheias do estilo contemporâneo.

Hoje, daremos destaque à duas construções que embelezam e trazem muito da arquitetura contemporânea em que nos inspiramos em nossos projetos: Cité Radieuse, de Le Corbusier e a CMA CGM Tower, de Zaha Hadid.

Cité Radieuse
Marselha é segunda maior cidade da França
Foto: Pinterest

Construída entre 1947 e 1952, a unidade habitacional projetada por Le Corbusier possui 337 apartamentos de 23 tipos diferentes. Estes são separados por “ruas internas” e o local ainda conta com um hotel com 21 quartos.

A obra que foi feita em béton brut (concreto aparente), devido à escassez de materiais pós-guerra, tem 137 metros de comprimento, 56 metros de altura e 24 metros de largura. O complexo arquitetônico que joga com luzes, perspectivas e cores, possui 9 pavimentos e neles são encontradas características tidas como muito modernas para a época de sua construção.

O prédio tinha a proposta de criar uma nova forma de cidade, uma “aldeia vertical”e conta espaços individuais se beneficiam de ‘extensões de habitação’, projetadas exclusivamente para estimular uma nova experiência de habitação coletiva.
Marselha é segunda maior cidade da França
Foto: Pinterest

A Cité Radieuse, que foi considerada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2016, é habitada e seus moradores contam com uma estrutura com ruas, lojas, jardins, terraços e até mesmo uma escola.

CMA CGM Tower
Marselha é segunda maior cidade da França
Foto: Pinterest

Projetado por Zaha Hadid, o arranha-céu de quase 143m de altura chama a atenção por sua imponência e também por seu formato um tanto quanto inusitado.

De acordo com o site de Zaha Hadid Architects: “Os perfis curvos das fachadas exteriores trabalham com o núcleo central do edifício, trazendo uma estrutura rígida e uma sensação de movimento para essa tipologia completamente nova da torre”.

A sede da CMA CGM , uma grande empresa de transporte marítima, fica localizada em um local movimentado, próxima a um viaduto e ao lado de um dos portos da cidade, atua como uma porta de entrada para a cidade por terra e mar.

Segundo o site Arccelo, um dos grandes desafios em sua construção foi o local, visto que há um viaduto de autoestrada elevado que se bifurca na extremidade oeste da localização da torre.
Marselha é segunda maior cidade da França
Foto: Pinterest