Costa Amalfitana – Amalfi e Positano

Considerada uma das regiões mais lindas de toda a Itália, a Costa Amalfitana fica localizada na região da Campânia. Composta por pequenas cidades, fica ao longo de uma faixa de 50km às margens do Mar Tirreno.

Hoje falaremos um pouco sobre duas das cidades mais conhecidas da Costa: Amalfi e Positano. Confira!

Amalfi

A pequena comuna de Amalfi, localizada no sul da Itália, reserva diversos pontos imperdíveis em seus seis quilômetros quadrados de área total, incluindo belas praias e obras arquitetônicas.

a Costa Amalfitana fica localizada na região da Campânia

Foto: Shana Lima/ Cadu Mayresse

A cidade é conhecida por ter sido uma das quatro repúblicas marítimas da Itália, junto de Veneza, Pisa e Gênova. Juntas, foram tinham os maiores portos do país e respectivamente eram responsáveis pelo maior volume do comércio marítimo.

Hoje o local chama a atenção com suas lojas típicas, ruas sinuosas e a belíssima catedral Duomo di Sant’Andrea, construída no Século IX a mando do Duque Mansone I. Sua construção combina elementos romanescos, bizantinos, góticos, barrocos e árabe-normandos.

Atualmente não é possível observar a obra original visto que a igreja precisou ser parcialmente reconstruída no século XIX, devido a um desmoronamento de parte de sua fachada. A atual foi construída alguns anos depois por Errico Alvino, com belos mosaicos e janelas gradeadas.

a Costa Amalfitana fica localizada na região da Campânia

Foto: Pinterest

Situada na região central, a igreja conta com a lenda de que abriga os ossos e a cabeça do primeiro discípulo de Jesus, Santo André.

Positano

Há mais ou menos 16 quilômetros de Amalfi, fica Positano a “primeira” cidade da costa levando-se em consideração o sentido oeste-leste, com menos de 9 quilômetros quadrados de extensão.

Considerada uma das cidades mais badaladas da Costa Amalfitana, é muito conhecida por suas praias e também por construções cheias de cores, entalhadas nos montes.

a Costa Amalfitana fica localizada na região da Campânia

Foto: Shana Lima/ Cadu Mayresse

Os pontos mais visitados e badalados da Positano são a “Spiaggia Grande”, uma praia com cerca de 300 metros de extensão, onde encontra-se clubes, restaurantes à beira-mar e o porto, e a “Chiesa Di Santa Maria Assunta”, com sua cúpula em estilo bizantino que pode ser vista de diversos pontos da cidade.

a Costa Amalfitana fica localizada na região da Campânia

Foto: IStock Photo

Construída no século X, a igreja abriga o ícone bizantino Madona Negra, do século XII, e obras de arte nas capelas e sobre os altares. Dentre elas, a circuncisão pintada por Fabrizio Santafede.