Duomo de Milano e o estilo gótico

A Catedral de Milão, que levou mais de 400 anos para ser finalizada (do século XIII ao século XIX), mescla conceitos de verticalidade e horizontalidade em sua construção. A imponente igreja possui 45m de altura, 157m de comprimento e 109m de largura.

Construída no estilo gótico, a catedral conta com uma fachada revestida em mármore branco-rosa de Candoglia e foram necessários mais de 8.200 blocos de do material somente para revestir a parte frontal.

Duomo de Milano e o estilo gótico

Foto: Pinterest

No ponto mais da igreja, observa-se a Madonnina, escultura folhada a ouro esculpida por Giuseppe Perego, em 1774. Atualmente ela é um dos símbolos de Milão. Além disso, ainda na parte externa são encontradas outras 2.300 esculturas e 135 pináculos.

Duomo de Milano e o estilo gótico

Foto: Pinterest

Na parte interna, os elementos decorativos como esculturas e altares, foram inspirados em diferentes estilos como a arte maneirista e a arte barroca. Ainda é possível admirar os lindos vitrais coloridos que representam cenas da Bíblia e refletem luzes para dentro da igreja.

 

Duomo de Milano e o estilo gótico

Foto: Pinterest

Além de toda a beleza arquitetônica do local, ainda é possível apreciar um pouco de história. Ao descer a escadaria de mármore até o Tesouro do Duomo, encontram-se objetos paleocristãos e romanos, a cripta de São Carlos Borromeo, arcebispo de Milão (1560-84) e também sarcófagos de mármore de famílias nobres milanesas.

A catedral é aberta ao público para visitação e também conta com visitas guiadas. O ticket varia de €5 a €25, e tem como possibilidades a entrada na catedral, visita ao terraço, ao Museu Duomo, a Igreja de São Gotardo e ao espaço arqueológico. Os ingressos estão disponíveis no site oficial.